sexta-feira, 25 de maio de 2012

A força da hidroginástica contra o diabetes

Para qualquer pessoa e especialmente para o paciente com diabetes recomenda-se que adote hábitos naturais e saudáveis como uma alimentação balanceada e exercícios físicos, um deles muito recomendado pelos médicos é a hidroginástica, veja o motivo: 

A hidroginástica além de queimar muitas calorias, melhora a resistência cardiorespiratória, a força muscular e a flexibilidade. É uma atividade praticada com a água no nível do ombro, para que o peso do corpo diminua 90%. Isso diminui os impactos das articulações e dos músculos. Quanto mais baixo estiver o nível da água, maior será o impacto. 


Cuidados

Como em qualquer prática de atividade física, antes de iniciar um programa de treinamento em hidroginástica é recomendável procurar um médico para que ele possa realizar uma avaliação global de sua saúde, detectando determinados problemas que possam contra-indicar o exercício ou modificar o programa de atividades. 

Importante ressaltar que especialistas recomendam que a alimentação seja feita até uma hora antes do início da prática da hidroginástica. Além disso, a ingestão adequada de líquidos é fundamental, leve uma garrafinha de água para a beira da piscina. 


Por que praticar

Todos os exercícios aeróbicos facilitam a ação do hormônio insulina, ou seja, facilita também a captação da glicose. 

As sessões de hidroginástica devem ser realizadas no mínimo 3 vezes por semana, durante aproximadamente 1 hora, para haver uma melhora do perfil glicêmico do indivíduo diabético à longo prazo. Após um período inicial de 3 meses seus benefícios são percebidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário