terça-feira, 22 de maio de 2012

Temperatura ideal para pratica da hidroginástica. Aspectos fisiológicos.


Ao entrar na água sofremos pressão de todos os lados. Esta pressão é mais percebida na altura do tórax, por isso devemos ter cuidado com indivíduos com capacidade vital diminuída, devendo serem avaliados antes de entrar na hidroginástica.

A pressão hidrostática melhora a circulação periférica, sendo o exercício aquático uma ótima indicação para pessoas com problema de retorno venoso. A pressão hidrostática promove uma leve vasoconstrição e a água morna, uma vasodilatação, de modo que, se o indivíduo sair rapidamente da piscina com temperaturas altas (36°C a 38°C) a pressão hidrostática não irá fazer efeito, resultando numa vasodilatação brusca, deslocando sangue para zonas periféricas podendo causar um colapso circulatório .POR ISSO A NECESSIDADE DA TEMPERATURA RECOMENDADA PARA HIDROGINÁSTICA É DE 27°C A 3O°C.

O indivíduo ao entrar na água a 28°C poderia achá-la fria, pois a temperatura corporal da pele é de 33,5°C .As pessoas obesas a percepção da temperatura é diferente pois a gordura corporal forma uma ¨capa¨térmica isolante então numa temperatura a 26°C sentem-se bem, mas em ambiente muito quente a não dissipação de calor de forma adequada provocando excesso de temperatura corporal e abaixar a pressão arterial nas pessoas obesas.


CALCULE SEU PESO CORPORAL NA ÁGUA:

PH= - 4,33 + 0,23 x peso corporal.PH= peso hidrostático

*esse cálculo é baseado em uma pessoa com os ombros e braços fora da água.


prof. esp .Luiz Alceu S.Cidreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário