segunda-feira, 2 de julho de 2012

Conhecendo a tendinite


O que é tendinite?

A tendinite consiste na inflamação ou irritação de um tendão. O problema é mais comum nos ombros, cotovelos, punhos e calcanhares. Quando muito severa, a tendinite pode resultar em rompimento do tendão.
Os tendões em geral são recobertos por uma bainha de tecido semelhante à encontrada no revestimento das articulações. Esta bainha está sujeita ao processo de desgaste e envelhecimento, às lesões diretas por contusão e a diversas doenças inflamatórias.

O que causa tendinite?

A causa mais comum de tendinite é a lesão por esforços repetitivos (LER), que pode ocorrer no trabalho ou durante atividades de lazer.
A tendinite também pode ocorrer associada a diversas doenças inflamatórias, como artrite reumatóide e espondilite anquilosante.


O que sente uma pessoa com tendinite?

Dor e inchaço mais intensos nas proximidades do tendão afetado, dificultando sua movimentação.

Quado se deve procurar um médico?

A maioria dos casos de tendinite não requer atenção médica. Contudo, se a dor estiver interferindo com as atividades do seu dia a dia, não estiver melhorando apesar dos seus cuidados ou vier associada a outros sintomas (p.ex.: náuseas, vômitos, ínguas e febre), então é recomendável procurar seu médico de confiança.

Com é feito o tratamento da tendinite?

O objetivo do tratamento é reduzir a dor e a inflamação. Muitas vezes, medidas caseiras como repouso, compressas mornas ou geladas e analgésicos, podem ser suficientes para resolver o problema. Nos casos mais sérios, podem ser necessários injeções de corticóides, fisioterapia e até mesmo cirurgia.
Para ajudar a controlar os sintomas da tendinite em casa, você deve empregar algumas medidas simples:
• Proteja e imobilize a área afetada utilizando alças, luvas, talas e bandagens apropriadas.

• Mantenha o repouso. Não insista tentando vencer os limites impostos pela dor: isto irá apenas aumentar a inflamação no tendão e o risco de complicações crônicas. Mas também não é necessário ficar de cama: basta evitar movimentar a região afetada. Em alguns casos, natação e hidroginástica podem ser bem tolerados.

• Realize compressas geladas na região afetada por até 20 minutos, várias vezes ao dia. Mas atenção: se você sofre de problemas de circulação, não utilize compressas geladas sem orientação médica.

• Dentro do possível, tente manter a área afetada um pouco mais elevada. Isto ajuda a reduzir o edema e a dor. Por exemplo: se você estiver com tendinite na região do joelho, procure manter a perna sobre uma cadeira ou apoio enquanto estiver trabalhando sentado.
• Assim que você sentir que a dor está diminuindo, comece a fazer alguns movimentos de alongamento sem sobrecarga de peso no local afetado. Isto é importante para preservar a flexibilidade das articulações naquela região.

Como evitar a tendinite?


Para evitar a tendinite, você pode seguir algumas recomendações práticas:
• Evite atividades repetitivas e prolongadas. Se você começar a sentir dores durante um exercício em particular, pare e descanse.
• Se você gosta de praticar exercícios, procure mudar periodicamente de uma atividade para outra. Por exemplo: durante os meses de verão, pratique atividades ao ar livre, como andar de bicicleta e nadar. Nos meses mais frios ou períodos de chuva, mude seus exercícios para o ambiente de uma academia, caminhando ou correndo na esteira ou fazendo musculação.
• Qualquer que seja seu esporte ou exercício predileto, uma boa técnica certamente irá reduzir as chances de tendinite e lesões musculares. Converse e siga as orientações de seu preparador físico.
• Faça os alongamentos adequados antes e após a atividade física.
• Utilize equipamentos adequados, como roupas e tênis apropriados para aquela determinada atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário