História da hidroginástica

A hidroginástica surgiu na Alemanha, para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física, segura, sem causar riscos ou lesões articulares e que lhes proporcionassem bem estar físico e mental.

A 460 – 375 a.C. em épocas remotas já se utilizavam de banhos de contrastes para o tratamento de doenças. Os romanos utilizavam 4 tipos de banhos:
1. Banho frio (recreação) – frigidarium;
2. Banho tépido (local contendo ar aquecido) – tepidarium;
3. Outro banho – (ambiente fechado, saturado de ar úmido quente) – provocar sudorese => este tipo de ambiente lembra as atuais saunas seca e úmidas atualmente existentes;
4. Banho quente – caldarium.

Na alemanha, por volta de 1722, os banhos mornos eram utilizados para aliviar espasmos musculares e nos pacientes necessitados de relaxamento.

Aproximadamente 57 anos depois (1779), em Edimburgo, foi empregado o banho frio em várias condições febris. De acordo com alguns documentos por volta do ano de 1830, Vincent Pressnitz, iniciou o uso da água fira e exercícios vigorosos. Este cidadão acreditava que essa atividade trazia inúmeros benefícios para o corpo, embora sua tese fosse considerada empírica nos meios clínicos da época.

Por volta de 1835, o Dr. Winternitz de Viena mais Wright e Currie, tomando o assunto à nível de pesquisa, chegaram à conclusão que havia ciência sobre as reações dos tecidos na água, em suas várias temperaturas e os benefícios proporcionados no tratamento de várias doenças.

Daí, estabeleceu bases fisiológicas aceitas, nascendo, então, a hidroterapia como alternativa de cura recomendada pela medicina e que se alastrou pela Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e foi ganhando seu espaço pelo mundo.

No Brasil, a hidroginástica chegou a 27 anos, sendo desenvolvida em vários locais como: clubes, academias, spas, etc..., apresenta-se sobre vários programas denominados como hidroaeróbica, hidropower, aquanástica, hidrofitness, hidroesporte, fitness aquático etc...

4 comentários:

  1. preciso da fonte de quem escreveu sobre a história da hidroginastica o autor do texto por favor, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o blog Mundo Hidroginástica foi criado a mais de dois anos, e esse post foi uma de nossas primeiras publicações. Ao ver sua mensagem e procurar a fonte juntamente com seu autor, não conseguimos encontrar o site de onde tiramos, más encontramos vários outros sites que também contam a história da hidroginástica... Uma leve procura no google já se encontra diversas fontes... Esperamos ter ajudado em algo.. Abraços

      Excluir
  2. Boa noite,
    pesquisando um pouco sobre a historia da hidroginástica encontrei este blog e achei bem interessante. Nao creio que tenha começado n Brasil a 27 anos. Eu dei meu primeiro curso no Brasil em 1986 . o que é muito mais de 27 anos e ja haviam pessoas trabalhando con Hidroginástica. Creio que parte do que foi publicado esta em meu primeiro livro, ( MERCES NOGUEIRA PAULO)

    ResponderExcluir